sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A reason why. Cavalos.

"O cavalo ensinou-me a ter medo e a vencer o medo; O cavalo ensinou-me e descontrair perante o meu nervosismo; O cavalo desenvolveu, em mim, a noção de prudência e de medida, obrigando-me a tentar acertar a sua passada antes de corrermos o risco do obstáculo; O cavalo ensinou-me a cair e, com ele aprendi, sobretudo, a levantar-me firme na determinação de continuar o percurso, fosse qual fosse a dor e o esforço que ele custasse; No exercício da equitação aprendi quanto é necessária a firmeza no mando e como esta requer o ser discreto na intervenção e suave no comando; Por tudo isto, a equitação não é apenas um exercício físico pois que tanto contribui para formar em nós o hábito do autodomínio, a noção da modéstia das nossas forças e dos nossos conhecimentos, como a paixão de corrermos o risco, sempre que possível calculado. Como dizemos na cavalaria, o cavalo ensina-nos a ter coração." 

(José Gonçalo Sottomayor Correia d’Oliveira, Novembro de 1967)

2 comentários:

Unknown disse...

Ora cá está uma das coisas que eu gostava de saber fazer: andar a cavalo.

Pandora disse...

Aconselho :) Nem que seja só experimentar. É qq coisa de transcendente :)